Falta de lubrificação. A culpa é do plano de manutenção.
- Alexandre Grossi
- 7 de out. de 2017
- 2 min de leitura

Estava agora fazendo minha busca por informações em um site social quando me deparei com a seguinte postagem: "Caso tipico de falta de lubrificação. O operador pode ser considerado culpado?". Respondi ao mesmo, mas ainda fiquei com dúvida sobre o que respondi. Foi quando meus 8 anos como engenharia de manutenção me chamou a atenção para a resposta:
A culpa é do plano de manutenção.
O plano de manutenção é um documento constante no SDCA, que segue a mesma linha do PDCA, mas a diferença é que ao invés de planejar iremos padronizar.

S (Standard): é padronizar o processo para que todos os envolvidos executem a mesma tarefa da mesma forma. Nessa fase é criado procedimentos, instruções de trabalho e outros tipos de informações documentadas que devem ser descritas da forma mais simples e prática possível, com todos os passos e informações necessários para realizar a tarefa e alcançar o bom desempenho. Para este caso o intuito de padronizar é criar para todos os ativos da empresa um plano de manutenção que garanta sua disponibilidade e sua confiabilidade, pois " essa é a razão de ser da manutenção: garantir confiabilidade e disponibilidade dos ativos da empresa."
A elaboração de um plano de manutenção passa por uma frequência e duração bem definidos, e neste caso conhecimentos a cerca do problema (análises qualitativas) não é o suficiente. Como nem sempre os fabricantes fornecem dados precisos temos como possível consequência resultados inferiores aos esperados tornando onerosa a manutenção.
Todos concordam que um bom históricos é fundamental como memória técnica para engenharia de manutenção, permitindo análise crítica das falhas, bem como um estudo confiável dos indicadores de MTTR e MTTF. Uma das formas de credibilidade para a informação do histórico é a utilização do SAP como gerenciamento destes registros.

" Um intervalo de manutenção deverá ser escolhido com base nos dados disponíveis, aplicando práticas geralmente aceitas de engenharia." O formulário do plano de manutenção tem por objetivo documentar ( dentro do S - Standard: padronizar) todas as etapas do MCC desde a função do sistema, até a seleção, frequência e duração proposta para cada modo de falha.
Você ou sua empresa quer conhecer um pouco mais sobre este assunto? Procure-nos pois temos o treinamento ideal sobre planos de manutenção, além da gestão de ativos. Veja também um suporte a criação de planos de manutenção via SAP em:
Procure-nos nas redes sociais. Estamos a sua disposição:
https://ledorinstrucao2017.wixsite.com/ledor-instrucao
https://www.linkedin.com/company/25072047/
https://www.linkedin.com/in/alexandregrossi/
Comments