Manutenção Autônoma - Um Pilar do SMI
- Alexandre Grossi
- 3 de dez. de 2017
- 1 min de leitura
A manutenção autônoma é um dos processos básicos que compõe o Sistema de Manutenção Integrada. Na realidade. ela é uma parte da manutenção planejada e somente foi considerada como processo básico devido sua importância.

Define-se por Manutenção Autônoma como um conjunto de atividade de inspeção, prevenção e remoção de anomalias dos equipamentos, realizadas pelos operadores com apoio do pessoal da manutenção.
Normalmente os operadores tem grande facilidade em identificar falhas funcionais. Por outro lado, o pessoal da manutenção tem a capacidade de identificar e corrigir as falhas dos componentes causadoras destas falhas funcionais. Esta é a real justificativa a importância da integração propiciada pela implantação da Manutenção autônoma.
Mensalmente as atividades da manutenção autônoma são auditadas. A auditoria é realizada com o coordenador/facilitador de operação. Em algumas auditorias devem participar convidados de outras áreas. São avaliados itens relacionados ao estado dos equipamentos e aos papéis dos envolvidos no processo.

A manutenção autônoma possui 7 etapas de implantação assim definidas:

Sobre Sistemas de manutenção acompanhe nossos vídeos:
Comments