Manutenção Planejada - Um Pilar do SMI
- Alexandre Grossi
- 20 de fev. de 2018
- 2 min de leitura
Introdução
Para entendimento da Manutenção Planejada comecemos por seu conceito:
" A Manutenção planejada é a utilização de um conjunto de técnicas, métodos e recursos nas áreas de planejamento, execução e melhoria contínua que visam evitar, identificar e remover as anomalias dos equipamentos/processos."
No entendimento de seu conceito podemos entender que a Manutenção Planeja é o conjunto das atividades, que tem por objetivo evitar o aparecimento das anomalias, atuando nas causas raízes dos problemas.
Por atividades de manutenção lembramos que Iony Patriota define 7 atividades sendo elas:

Sabemos que o esforço é muito importante no processo da manutenção planejada, porém não é suficiente para evitar o aparecimento das anomalias, razão pela qual dentro da manutenção planejada ter um processo forte e abrangente de identificação e emoção de anomalias.
Recursos de apoio à manutenção
Informações técnicas confiáveis são importantes para o processo da manutenção planejada. Abaixo se destacam alguns recursos importantes que devem estar disponíveis e atualizados para todos os equipamentos de uma planta industrial:
Padrões de inspeção e reparo;
Ordens de serviços com operações detalhadas;
Desenhos de conjunto e partes da máquina;
Manuais dos equipamentos e catálogos técnicos dos principais componentes instalados;
Ferramentas para planejamento e programação.
A implantação / Revisão da Manutenção Planejada
A implantação da manutenção planejada se dá pela elaboração de um plano de implantação através da metodologia do PDCA e que tem início pela classificação dos equipamentos por criticidade. Uma vez elaborado, executado e checado a respeito de sua eficácia na prevenção das falhas os novos procedimentos de prevenção serão realizados rotineiramente e continuamente checados (SDCA).

Neste momento espera-se que a taxa de falha fique estabilizada, podendo ser constantemente revisado para melhoria dos procedimentos.
Uma importante ferramenta para a verificação das condições necessárias para a execução das tarefas/atividades de manutenção com um bom nível de qualidade é o Diagnóstico dos Trabalhos de Manutenção (DTM).
Diagnóstico dos Trabalhos de Manutenção - DTM
O Diagnóstico dos Trabalhos de Manutenção (DTM) é uma importante ferramenta para realizarmos a prevenção das falhas melhorando nossas práticas de manutenção. Com ela avaliamos diversos aspectos importantes de tarefas específicas de manutenção.
Os aspectos avaliados são:

O DTM deve ser aplicado de forma sistemática de acordo com qualquer um dos dois itens abaixo:
Através de um cronograma definindo as atividades que serão avaliadas;
Através das análise de falhas, ao identificarmos a necessidade de melhorarmos a qualidade da execução de alguma tarefa de manutenção.
e de forma não sistemática:
Através do mantenedor que pode solicitar a execução do DTM para melhorar as condições para a execução de uma determinada tarefa.
Está disponível no site uma planilha modelo de avaliação da DTM.

Veja nosso vídeos relacionados a estes e outros assuntos em:
Comments