Gerenciamento de Dados - Um pilar para o SMI
- Alexandre Grossi
- 29 de nov. de 2017
- 1 min de leitura

O gerenciamento de dados permite a identificação e controle das principais perdas ( interrupções, anomalias e perdas de desempenho funcional) nos equipamentos e processos, para a realização das melhorias necessárias, visando o aumento da confiabilidade.
O gerenciamento de dados permite a organização das entradas, além do armazenamento e processamento dos dados para:
Controle dos índices de interrupções;
Paradas programadas;
Custos de manutenção;
Controle da execução das práticas de manutenção.
Os recursos disponíveis em programas de computador, específicos para área de manutenção, nos permite extrair e classificar rapidamente uma grande quantidade de informações de perdas de processos, aumentando a visibilidade dos problemas e auxiliando de forma importante em suas soluções.
Entre os recursos em programações temos o SAP/PM. O SAP/PM é um sistema integrado de gestão específico para apoiar o planeamento e a execução de tarefas relacionadas com a Manutenção. Permite o agendamento das intervenções a realizar, manutenções preventivas ou corretivas, o controlo de avarias ocorridas, todo o registo do processo de recondicionamento de equipamentos e gestão de frotas.
Veja o vídeo direcionado a este suporte:
As informações mais importantes são acompanhadas sistematicamente através de números denominados indicadores de manutenção e vistos neste infográfico. Nele acrescentamos sugestões de como utilizar estes indicadores para melhorar nossos processos.

Os exemplos acima evidenciam a importância da qualidade das notas e análises de falhas
Comments